quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Gestão do conhecimento e sistemas de informação: uma análise sob a ótica da teoria de criação do conhecimento.

CRUZ, C.A; NAGANO, M.S. Gestão do conhecimento e sistemas de informação: uma análise sob a ótica da teoria de criação do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, v.13, n.2, p.88-106, maio/ago, 2008.
Resenha

O texto apresenta o fato das empresas estarem se deparando com o desafio de competir num mundo em que conhecimento, e não apenas os recursos naturais e a mão-de-obra abundante e barata constituem vantagem competitiva. A única fonte de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento.
Para que uma gestão efetiva seja alcançada, elementos de apoio à gestão do conhecimento são imprescindíveis. É nesse âmbito que os autores abordam os sistemas de informação, por serem provedores de suporte técnico e funcionalidade que oferecem ao processo de gestão do conhecimento, no que concerne principalmente as funções de armazenamento e disseminação do conhecimento.
Com o intuito de perceber como os sistemas de informação viabilizam a gestão do conhecimento, foi realizada uma pesquisa de campo, junto às empresas instaladas em dois parques tecnológicos pertencentes ao Estado de São Paulo: o Parque Científico e Tecnológico de Campinas – Ciatec (Cia. de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas), localizado na cidade de Campinas; e o Parque Tecnológico de São Carlos – ParqTec, localizado na cidade de São Carlos.
O trabalho partiu da hipótese de que uma infra-estrutura adequada em sistemas de informação, com sistemas integrados, promove uma melhora na gestão do conhecimento, permitindo interações entre os membros organizacionais e acesso a inúmeras bases de dados, configurando-se na disseminação e armazenamento de informações e conhecimento. Almejou-se, com esta hipótese, identificar se sistemas de informação apropriados implicam necessariamente o aumento da criação, compartilhamento, armazenamento e incorporação do conhecimento organizacional.
Como referencial teórico os autores abordaram sobre a gestão do conhecimento, diferenciaram o conhecimento tácito do explicito, discorrendo que as organizações devem ser capazes de captar, armazenas e transmitir o novo conhecimento organizacional criado a partir da transformação do conhecimento tácito em explícito.
Este processo de criação do conhecimento organizacional denominado de SECI – Socialização, Externalização, Combinação e Internalização. Os recursos da tecnologia de informação podem otimizar fases do processo SECI, seja por facilitar que as pessoas sejam encontradas, podendo ocorrer então a socialização e a externalização; por auxiliar no registro do conhecimento, na combinação; ou por agilizar o acesso ao conhecimento, na internalização.
A análise dos resultados se deu a partir de uma análise descritiva, análise de correspondência e um teste binomial. Após essas análises ficou claro que a gestão do conhecimento está, em geral, desestruturada nas empresas da ParqTec, por priorizarem apenas alguns fatores do SECI, como socialização e combinação, em detrimento de mecanismos que incentivem o compartilhamento do conhecimento por meio de interações coletivas e face-a-face, e que viabilizem a incorporação efetiva do conhecimento adquirido nas rotinas organizacionais. Contudo, os sistemas de informação devem fornecer subsídios que viabilizem uma gestão efetiva de conhecimento, e estes mecanismos são pouco empregados. O Ciatec, por sua vez, prioriza um pouco mais o processo SECI, mesmo que de modo informal; e os sistemas de informação são mais utilizados como ferramentas de suporte a gestão das empresas.

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